quarta-feira, 19 de outubro de 2016






Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.


O CÂNCER NA VISÃO ESPÍRITA


Hoje, a relação do espiritualismo com a ciência torna-se fundamental para entendermos e tratarmos doenças, como o câncer. É vital compreendermos que a cura começa na alma… Que é necessário tratar o doente e não somente a doença. Precisamos cuidar também do Espírito e não apenas do corpo. O câncer assusta, mas a Doutrina Espírita descortina informações, instrui, consola, orienta. Gera explicações lógicas para a dor. Aqui, falaremos dos aspectos científicos e espiritualistas do câncer.
Muitos profissionais, como o cirurgião Paulo Cesar Fructuoso, sabem perfeitamente que o Espírito é um agente importante no processo de tratamento e cura dos doentes. Essa ideia está presente em muitas culturas ao redor do mundo há séculos. A Filosofia Espírita está sempre a nos aguçar a visão e convidar à reflexão.
Logo, a relação do Espiritismo com a medicina hoje é fundamental para bem entendermos doenças, preveni-las e tratá-las. Especificamente sobre o câncer, aqui nos fala o médico, cirurgião, professor, palestrante e escritor Paulo Cesar Fructuoso.  Reflitamos!
 A Doutrina nos faz entender ser sempre necessário um encontro preciso entre médicos, pacientes e Deus… Conhecer-se as realidades espiritualistas. Como isso, efetivamente, impulsiona aos avanços?
Paulo Cesar Fructuoso – O conhecimento das realidades espiritualistas ajuda, sem dúvida alguma, excepcionalmente à compreensão das causas extrafísicas da doença. Como conciliar a crença em um Deus infinitamente sábio, justo e bom com o surgimento de um tumor maligno em uma criança ainda no ventre materno? A tomografia computadorizada e a ressonância magnética estão permitindo esses diagnósticos assombrosos. Conheço alguns médicos que são absolutamente descrentes por não aceitarem essas incongruências. A compreensão racional e científica dessas aparentes injustiças seria de grande ajuda para médicos e pacientes na busca da cura, que começa na alma. Sabemos que há componentes psíquicos muito mais profundos, ainda inalcançáveis à ciência médica atual. Precisamos abrir a mente para a existência do Espírito, que é a verdadeira sede da vida e que não está no corpo físico.
 Nesse caso, aqui falamos também de causas de vidas passadas?
Paulo Cesar Fructuoso – Sim. Causas em vidas passadas. Para uma melhor compreensão de certas doenças, como o câncer, devemos sempre levar em conta aspectos científicos e aspectos espirituais. Certamente não é a primeira vez que estamos na Terra, nem será a última. Somos o produto exato do que fizemos, pensamos e falamos em vidas passadas. E somos nós que moldaremos nosso futuro de acordo com o comportamento atual. No dia em que a medicina comprovar a existência do Espírito, muitos véus que ocultam as causas dos insucessos terapêuticos cairão. Por que vacinamos nossos filhos contra doenças causadas por vírus e outros micro-organismos? Porque a ciência demonstrou que esses seres, imperceptíveis aos nossos sentidos, existem. Quando essa mesma ciência, através do desenvolvimento de equipamentos ultrassensíveis, demonstrar também a existência da alma, receptáculo da vida, muitas doenças poderão ser evitadas tão simplesmente pela mudança comportamental da humanidade.
 O que o senhor mais recomenda aos seus pacientes, às pessoas em geral?
Paulo Cesar Fructuoso – Que se afastem drasticamente dos hábitos sabidamente nocivos, como, por exemplo, o ato de fumar. Que mulheres e homens façam seus exames preventivos, sem postergar, tenham suas responsabilidades com o corpo físico, templo do Espírito. Cuidado com as radiações solares, principalmente os indivíduos de pele muito clara, e com sua alimentação. Eu, particularmente, há muitos anos me abstenho de carne animal, à exceção de peixe. Cuidado também com o excesso de álcool. E muito zelo com o próximo, com nossos sentimentos… A Filosofia Espírita nos mostra que sofremos sempre naquilo que, em algum momento, propiciamos sofrimento aos outros… E que nossos esforços em nos aprimorarmos moralmente, o cultivo dos bons pensamentos, atos e sentimentos, nos libertam e vão aos poucos limpando nosso perispírito, criando a saúde espiritual e, de acréscimo, a física.
Da Redação/ Revista do Espiritismo
*A íntegra desta matéria/entrevista encontra-se na edição nº1 da Revista do Espiritismo.

DICAS DE LEITURA :

Uma Comunidade Espiritual dedicada ao amparo às Criaturas que já conquistaram certo nível de elevação moral e, naturalmente, uma das moradias do Cristo no espaço envolvida por uma nuvem rosa protetora, é cenário de importante trabalho de amor nas faixas próximas da Terra. Nessa Casa Transitória já não se observam os espetáculos tão dolorosos de criminalidade, de angústia aflitiva, de dívidas e cobranças. Entretanto, se as Entidades que ali estagiam ainda não podem ser definidas como celestiais, pode-se dizer que possuem um ascendente moral sobre as paixões da matéria. A rigor, Revelações Sobre o Outro Lado da Vida é uma obra destinada tanto aos que ensaiam os primeiros passos no Espiritismo, quanto aos mais experientes, oferecendo uma leitura leve e agradável, bem como em certa medida indispensável à compreensão das noções básicas da Doutrina Espírita. 







Fisiologia da Alma - Hercílio Maes, pelo espírito Ramatis
Resumo: Através de perguntas e respostas, Ramatis elucida os mecanismos que levam o corpo físico ao adoecimento. Fala sobre o câncer e suas raízes cármicas, a homeopatia e a amplitude das doses infinitesimais, o alcoolismo e o tabagismo e suas consequências, bem como sobre a alimentação carnívora. Ramatis trata os animais como nossos irmãos menores e é um grande defensor do vegetarianismo, como forma de evolução do espírito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário